A Estratégia do Google Para a Expansão do SEM

Férias, finalmente! Estava realmente precisando de alguns dias de descanso de verdade. Só agora conseguirei colocar o blog em dia 🙂

Bem, a esta altura do campeonato, você já deve ter visto pipocar pela Web a nova investida do Google para impulsionar o mercado de search engine marketing. Os inovadores de Mountain View deslancharam um desafio online que consiste em mobilizar universidades e escolas em todo o mundo para o exercício criativo e estratégico do fantástico e bilionário mundo do SEM (leia-se Google AdWords).

O Google parece estar em uma fase de maturação em relação ao modelo de links patrocinados. Temos visto os seus avanços na área da mobilidade, a expansão da sua gama de serviços para incremento de inventário publicitário e o seu constante engajamento para a inovação. Tudo isso, somado à mais nova tática para atingir um público acadêmico, tem coerência total com o seu real modelo de negócio.

Ora, estamos falando de uma empresa que oferece alguns dos mais inovadores produtos da Web, utilizados por milhões de internautas sem que eles tenham de colocar a mão no bolso. A publicidade paga a conta, através dos anúncios baseados em contexto.

O desafio lançado para estudantes e instituições de ensino visa justamente tornar o AdWords mais conhecido e difundí-lo como plataforma padrão deste tipo de publicidade. Ao realizar uma ação como essa, o Google mira o futuro do AdWords e a sua participação hegemônica no mercado de SEM, sobretudo nestes tempos de barulho do lado da concorrência.

1 Comentário »

  1. Maurício Bastos said

    A grosso modo, é a mesma coisa que o Visa fez ao patrocinar uma edição do Banco Imobiliário, onde o cartão de crédito é utilizado no lugar das cédulas de dinheiro. Doutrinar o público-alvo desde cedo parece ser a chave para a fidelização. E nada melhor do que apelar para o lado lúdico.

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe um comentário