Search 2007: O Que Aprendemos

2008 chegou. É hora de olhar para 2007 e projetar o novo ano com base nos erros e acertos do ano passado.

Para a indústria da busca, tivemos um ano especialmente peculiar. A busca universal do Google mudou a forma como as páginas de resultados (SERPs) são exibidas na nossa tela. Logo depois, o Ask.com apareceu com seus resultados mistos dispostos em 3 colunas, o chamado Ask3D. E o Yahoo!, em outubro, lançou a sua “blended search“, também seguindo os passos do principal rival.

Do lado das redes sociais, tivemos algumas adições interessantes no “buscaverso”. O Mahalo e o esperado Wikia Search (prometido para a próxima semana) aproveitam as características de colaboração da Web 2.0 e as aplicam no conceito de busca. Além disso, com a expansão do universo das redes sociais, sites como Wikipedia, Facebook, Del.icio.us e similares passaram a ser a nova coqueluche dos search marketers por serem instrumentos de rápida propagação de “votos” para os algoritmos de buscadores.

Uma crise no mundo de SEO colocou em dúvida o futuro da função em decorrência das últimas mudanças nos principais sites de busca. Busca personalizada, busca universal e o fortalecimento dos links externos na avaliação dos algoritmos responsáveis pelos cálculos das buscas estão tirando, cada vez mais, o controle das mãos dos otimizadores. Seria o momento de começarmos a pensar mais em marketing online ao invés de pensar apenas em search marketing?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: