Internet 3G, Vírus Social e Árvores de Natal

De volta da serra após uma noite de tempestades lá em cima das montanhas, estou em dívida com os migloggers para descrever como foi a minha mais recente e derradeira experiência com a banda larga do Claro 3G para laptops. Uma droga! Perdão pela forma que estou colocando. Na verdade, nem trata-se de uma avaliação da tecnologia 3G em si, uma vez que Veranópolis e a serra gaúcha como um todo ainda não fazem parte da cobertura de terceira geração. Mas a rede GSM, infelizmente, não deu conta no local onde passei o meu Natal😦

Completando, então, o meu quadro de testes da recepção do Claro 3G, estou assim:

Porto Alegre – ruim
Capão da Canoa* (litoral norte do RS) – boa
São Paulo – muito boa
Veranópolis* (serra gaúcha) – muito ruim

*GSM

A recepção do sinal 3G tem melhorado aos poucos aqui em Porto Alegre, mas mantenho a avaliação anterior devido à instabilidade que ainda tenho percebido. Considerando que é 3G, espera-se, no mínimo, acessibilidade permanente e velocidade estável, como a experiência que tive em São Paulo recentemente. Caso isso mude (para melhor, eu espero), certamente voltarei a postar aqui um update da minha avaliação, afinal, temos que ser justos, certo?😉

Bom, agora que o especial do Roberto Carlos já acabou e muitos de nós já acompanhamos a trajetória do Papai Noel pelo YouTube ou pelo Google Maps/Earth neste Natal, está na hora de voltarmos a cair na real, pelo menos por mais alguns dias até que 2008 não nos arrebate de vez.

Vírus Social

Este Natal foi particularmente curioso para a rede social mais difundida no Brasil: o Orkut. Um blogueiro auto-denominado RodLac descobriu uma vulnerabilidade no sistema do Google e resolveu fazer uma “brincadeira” espalhando um vírus “benigno” pelo Orkut. A idéia inicial era divulgar o seu próprio blog, mas o rapaz desistiu da idéia temendo que isso pudesse sujar a sua imagem. A equipe responsável pelo Orkut já corrigiu o problema e, até onde se sabe, o Google não o contratou. Tsc, tsc, tsc…

Árvores de Natal

Outra coisa relacionada a Natal mas que nada tem a ver com ele (entende?), é uma nova opção de interface de resultados de busca que parece ser o novo Tsunami, isto é, a onda do momento. A Microsoft já andou testando uma interface alternativa para o Tafiti, sua busca experimental totalmente baseada em Silverlight.

O resultado é uma experiência, no mínimo, interessante na navegação por resultados de busca e no seu refinamento. Mas o que mais me chamou a atenção foi a presença de uma “tree view” para visualizar a query da Web. É bom lembrar que, recentemente, o YouTube adicionou um modelo de navegação por vídeos relacionados muito semelhante em seu player. Apesar de não ter o formato literal de árvore, o conceito de hierarquias de relevância e conexão é o mesmo:

Tree View do YouTube e do Tafiti

Ah, sim… Bem atrasado, mas… Feliz Natal a todos os migloggers!🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: