Google x Nokia: Quem Ganha Esse Jogo?

Finalmente consegui colocar uma parte das minhas leituras em dia. Aliás, a matéria sobre a Nokia na Época Negócios de outubro está excelente! Sem falar que a edição é um prato cheio para pessoas que, como eu, apreciam a inovação.

Nova geração de celularesLendo a reportagem, me dei conta do quão gigante é esse mercado da telefonia móvel e, principalmente, o quanto ele ainda vai crescer com as últimas grandes iniciativas na área (leia-se iPhone e Android). A Nokia, até então líder absoluta no mundo inteiro (supera as vendas de Motorola, Samsung e Sony Ericsson juntas), agora pode ter um concorrente de fibra na disputa de um mercado bilionário.

O Android não representa exatamente todos os esforços do Google nesse “novo” ramo para a companhia. Segundo o jornal The Wall Street Journal, Mountain View já está servindo como base para testes de uma “rede sem fio avançada” instalada em pleno Googleplex. E isso não é tudo. Os meninos estariam destinando nada menos do que US$ 4,6 bilhões para iniciar a oferta de telefonia e serviços em redes sem fio em nível nacional nos EUA.

Já em Helsinque, na Finlândia, OPK (Olli-Pekka Kallasvuo, o magnata por trás da Nokia) prepara o contra-ataque adquirindo companhias de internet, uma distribuidora de música online e até uma pequena companhia alemã de software de navegação com GPS. Ele já tem a sua rede sem fio. Seus celulares já vendem como água, ou talvez até mais (13 por segundo). E o melhor de tudo: a Nokia é uma empresa realmente inovadora. Nasceu como um moinho de papel à beira de um rio no sudoeste da Finlândia e se tornou um líder global em telecomunicações.

Por outro lado, Google também é sinônimo de inovação, sabemos bem disso. E aí? Quem será que ganha esse jogo de gigantes? E não vale dizer que é a Apple😛

Em tempo: como diria o Roger Lerina, caiu como uma bomba aqui. Gokul Rajaram, um dos criadores do AdSense, deixou o Google no último dia 2 de Novembro. E parece que o cara está saindo para fundar a sua própria startup. Hummmm…

1 Comentário »

  1. […] é mais uma das iniciativas da companhia para entrar na briga da comunicação móvel, conforme já abordado no MigLog. O primeiro grande anúncio estava relacionado a uma plataforma […]

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: