A Nova Cruzada dos Buscadores

É só dar uma olhada nas fontes de tráfego do seu site e acessar a seção referente às ferramentas de busca para ver que o Yahoo! deixou de ser, já há algum tempo, a praga no calcanhar do Google. As últimas grandes mudanças no algoritmo de busca e na interface do Live Search fazem da Microsoft o grande assunto do momento quando se fala em market share de buscadores.

Guerra da publicidade em buscadoresSe de um lado o Google anda testando a sua famosa universal search, a Microsoft mostrou que não está muito atrás em termos de experiência do usuário (aliás, a interface atual do Live Search é o que podemos chamar de sexy :) ). Mas a grande batalha entre os dois gigantes está mesmo acontecendo no ramo da publicidade pay-per-click (um doce para quem já havia sacado).

“Organizar todas as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis” pode ser uma forma bem poética de comunicar a missão do Google, quando sabemos que o seu faturamento está quase totalmente baseado em links patrocinados. A Microsoft demorou, mas não é boba. Como já me disse o Thiago Bacchin, a empresa do tio Bill deve ter estudado muito bem o mercado de busca antes de efetivamente entrar na briga por market share. E eles não estão para brincadeira.

Foi divulgada nesta semana uma notícia bombástica: a Microsoft conquistou a conta do CNBC.com para seu sistema de ad delivery contextual. A NBC Universal, proprietária do portal focado em finanças, decidiu migrar da plataforma DoubleClick (ainda em trâmites para a fusão com o Google) para o adCenter, produto da Microsoft equivalente ao AdWords.

O CNBC.com conta com 2.6 milhões de visitantes únicos por mês e agora utilizará também, além do adCenter, a solução da aQuantive, também ligada à Microsoft. A estratégia da empresa é um direcionamento para segmentos específicos de mercado, incluindo o de serviços financeiros.

O Yahoo!, no entanto, não está a ver navios. Sua estratégia para a publicidade em celulares é agressiva e, como já falei aqui no MigLog, já está chegando ao Brasil em breve.

Alguém pega a pipoca? :D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: